Você é seu maior tesouro, ame-se

A Biblia diz ” Ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Há uma tendência a achar que o amor a si mesmo é vaidade, egoismo e arrogância, e é talvez por isso que ele não seja despertado e estimulado em nós desde pequenos.

Somos formados para agir conforme o desejo alheio. As expectativas dos pais, as exigências dos professores, a ordem dos adultos. Lutamos desesperadamente para responder as solicitações externas, uma forma de ser amado pelos outros.

Nesse esforço permanente perdemos de vista o milagre que é cada um de nós. Quem ama a si próprio entra em sintonia com o Universo, no que ele tem de melhor e tudo flui em sua vida.

Como cuidamos dos nossos filhos para que eles cresçam. Por que não fazemos o mesmo conosco?

Somos adultos e está na hora de cuidar de nós e aprender a nos amar.

Imagem relacionada

Quando você se olha no espelho, o que vê? Alguém alto ou baixo, magro ou gorducho, claro ou escuro, loiro ou moreno, algo entre um extremo e outro, talvez? Essas características físicas compõem seu exterior – o que fica visível para o mundo.

Agora olhe um pouco mais profundamente – para dentro dos seus olhos, seu coração, sua alma. O que você vê lá dentro? Você é sério ou divertido, passivo ou agressivo, inconstante ou estável? Esses traços de personalidade ou tendências emocionais compõem seu interior – o que você projeta para o mundo.

Sejam quais forem suas características físicas ou emocionais, você precisa aceitar e gostar daquilo que vê no espelho. Em outras palavras, você precisa de uma dose saudável de autoestima. Infelizmente, a maioria de nós carece da dosagem diária.

A visão atual que você tem de si mesmo provavelmente veio da sua infância, e da culpa, medo, critica, ressentimento que a maioria das crianças sente. Para começar a fazer sua auto estima crescer, você precisa confrontar sinceramente seus sentimentos e emoções. Embora seja um processo que consome tempo, pense nisso como um investimento no seu futuro.

Autoestima que você puder construir é algo que vale a pena passar para seus filhos. Se tiver pouca autoestima, você será seu pior inimigo. Uma sensação saudável em relação a si mesmo permitirá que você se torne seu melhor amigo – alguém em quem os outros confiam, uma pessoa que todos respeitam e admiram.

Autoestima significa realmente amar e valorizar a si mesmo. Isso é bem diferente de ser um egomaníaco antipático e cheio de si.

Autoestima quer dizer que você se aceita como é, mas continua trabalhando para melhorar. Enquanto acorre esse processo, você tem uma visão saudável de si mesmo – de suas melhores qualidades e suas maiores realizações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.