Qual pão integral escolher?

O pão integral é o mais saudável. Isso não é novidade. Eles são ricos em fibras, fornecem mais nutrientes e dão mais saciedade. No entanto, em meio a diversas opções, qual será o ideal?

Para saber isso é preciso ler as informações dos produtos, pois o que muitos não sabem é que a maioria dos pães rotulados como INTEGRAIS na embalagem, na verdade não são. E hoje vou dar a dica de como fazer a escolha certa:

  1. Quando chegar na gôndola dos pães, procure os integrais
  2. Observe qual o primeiro item citado na lista de ingredientes. Se for “farinha de trigo enriquecida com ferro e/ou ácido fólico”, quer dizer que a farinha branca é o ingrediente em maior quantidade no alimento; não leve para casa. O primeiro ingrediente da lista deve ser “farinha de trigo integral” ou “farinha de aveia” ou “farinha de centeio”, de preferencia não conter a farinha branca. Os ingredientes estão descritos de acordo com a quantidade presente no produto.
  3. Sinta a textura do pão: se ele for integral de verdade, será mais rígido, mais “massudo”, mais fibroso.
  4. Observe o prazo total de validade. Se for superior a 7 dias, desconfie. Pão estraga com muita facilidade e é assim que tem que ser. Pão que dura demais no armário de casa são acrescidos de conservantes e outros aditivos químicos desprezíveis em uma alimentação saudável.
  5. Conte quantos itens consta na lista de ingredientes. Quanto maior o numero, pior ele é. Isso indica que a receita do pão leva muitos ingredientes desnecessários, como açúcar, estabilizantes, corantes, aromatizantes e outros “antes” prejudiciais ao organismo.
  6. Observe na tabela nutricional o percentual de sódio e a quantidade de gorduras.
  7. Os pães especiais, como os dietéticos e sem glúten, nem sempre são as melhores opções. Eles podem ser pobres em fibras, ricos em gorduras saturadas e/ou trans e ainda ter alto índice glicêmico.
  8. Sempre que possível, prefira comprar seu pão em lojas de produtos naturais ou em feiras orgânicas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.