Onde você sai para caminhar é muito importante,

Para muitos, caminhar é o exercício cardiovascular ideal. Além de acessível e simples, pode ser bastante agradável. Porém, dependendo de onde você sai para caminhar, o que deveria resultar em saúde e bem-estar, pode acabar trazendo danos.

Um estudo recente, feito no Imperial College de Londres no Reino Unido, concluiu que realizar a caminhada em locais poluídos diminui ou até mesmo anula seus benefícios e pode gerar problemas de saúde devido ao ar contaminado.

A pesquisa foi realizada com 119 pessoas com mais de 60 anos, de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em dois grupos e um realizava a caminhada em área de grande concentração e fluxo de veículos, enquanto o outro grupo realizava o exercício em um parque arborizado. Depois de algumas semanas, os locais foram invertidos e o grupo que realizou a caminhada no parque foi instruído a caminhar na área urbana de trânsito e o outro grupo a caminhar no parque.

Os pesquisadores descobriram que após a caminhada no parque, a capacidade pulmonar aumentou consideravelmente e a rigidez arterial diminuiu por um período de até 26 horas. Algo muito diferente aconteceu após a caminhada em locais de tráfego, as melhoras na capacidade pulmonar foram muito menores, e o pior, a rigidez arterial aumentou. A rigidez arterial está associada a um risco elevado de ataque cardíaco e derrames.

Além disso, os participantes que já apresentavam problemas pulmonares, sentiram pioras, incluindo tosse e falta de ar.

Se você gosta de caminhar ou está iniciando esta atividade, vale a pena buscar parques próximos ou opções de exercícios em ambiente interno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.