O que significa Low Carb

O que mais tenho observado são pessoas que querem mudar seu estilo de vida e conhecem a “low carb”. Ok, isso é bom, até por ser um estilo consagrado, que já existe há anos, que consiste na redução da ingesta de carbos e aumento da proporção de gordura. Porém, muitas vezes há uma descontextualização do conceito desse estilo alimentar que leva a “carbofobia” – um exagerado “medo” dos carbos. Atenção: low carb não é “no” carb!

Não é o carbo que faz mal, mas sim o tipo e a quantidade. Aqui falamos de consumir carbos bons como batata doce, inhame, mandioca, arroz negro – raízes e tubérculos. (e não carbos industrializados, como farinhas refinadas e etc., ). Compreendem?

Deve-se preconizar o consumo de carnes, legumes, verduras hortaliças, raízes e frutas de baixo índice glicêmico (consulte uma tabela nutricional). Procure consumir estes alimentos crus ou cozidos no vapor. Assim, se mantem o baixo índice glicêmico, visto que quando em altas temperaturas (assados por ex.) este indicador aumenta.
É fundamental esclarecer que de nada adianta seguir uma dieta “low carb” tendo como base produtos industrializados. O conceito low carb não cabe num produto rotulado. Pelo contrário: o que ele estabelece é a exclusão de refinados, processados e os “ados” derivados da Indústria.

A LowCarb pode integrar outros tipos de modalidades alimentares como o estilo Paleolítico e a Cetogênica (entre outras) Os benefícios da LC vão além de perder peso (essa é uma consequência, e não a finalidade). É muito mais do que isso, é saúde! A sociedade  está ávida por mudanças, que começa a trilhar um caminho de despertar de consciência com relação àquilo que tem consumido. É nesse espectro que entra o processo de ressignificação do modelo alimentar por meio do estilo LOW CARB, outrora “contaminado” por um estilo regado à produtos industrializados por anos.
Procure conversar com um nutri que possa lhe acompanhar no processo de ressignificação alimentar e na definição do estilo que melhor se enquadra em seu perfil.

Fonte: DoutorBarakat

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.