O que precisamos saber sobre a água com o limão

Vamos falar sobre a água com limão, esse fruto cítrico, que é rico em vitamina C, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Saiba que água com limão, sozinha, não faz milagres. Quando esse “duo” vem acompanhado de alimentação saudável, exercícios, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente e espírito; e exercício da #Gratidão diária, pode trazer inúmeras contribuições ao nosso organismo.

Para haver melhorias é fundamental equacionar as demais áreas da vida. A água, por si só, além de hidratar nosso corpo e contribuir com o bom desempenho de nossas funções vitais, ainda contribui com o aumento do metabolismo; melhora o desempenho atlético; ajuda na saúde do trato digestivo, aliviando quadros como os de constipação e ainda tem impacto positivo na saúde mental.

Entre os benefícios da água com limão, podemos citar sua contribuição no que cabe ao fortalecimento do sistema imunológico, evitando infecções; as propriedades antioxidantes, o que ajuda a proteger as células dos radicais livres. Além disso, ajuda a manter o equilíbrio do pH do corpo, pois auxilia na liberação de toxinas do organismo e no processo digestivo. Sim, apesar de conter o ácido cítrico, o limão pode ser considerado um dos alimentos com propriedades alcalinizantes.

O estômago é ácido, não vai alcalinizar. Não é isto. O que ocorre então com o limão? O corpo produz em contato com o limão o citrato de sódio (sal alcalino) o que o torna um alimento alcalinizante. Os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.

Além disso, a alta concentração de ácido nicotínico protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem a doença.
A combinação água com limão, ainda mais se suceder um momento de meditação, oração e gratidão, poderá contribuir com a saúde física e mental diária!

Imagem relacionada

 Para aproveitar as qualidades da bebida, compartilho algumas recomendações.

1 limão para um copo pequeno de água. Pode começar com ½ limão (até acostumar) e depois partir para 1 limão inteiro.

Quantidade de água varia conforme paladar, ao menos 100ml a 200 ml. O ideal é espremer e utilizar na hora.

Não é recomendado congelar a água com limão para consumo posterior. A partir do momento que extraímos o suco e congelamos alguns nutrientes são perdidos.

A 1º água da manhã, idealmente, beba em temperatura ambiente ou levemente morna (por conta da temperatura de nosso organismo). Depois, no decorrer do dia, pode ser gelada.

O melhor horário para tomar é pela manhã, ao acordar e em jejum, entre 10 e 15 min antes da 1° refeição.

Mas, pode ser ingerido também antes das principais refeições Sobre auxiliar na digestão. Para isso, é preferível tomar antes das refeições (10 a 15 min antes).

Quanto à frequência, não existe uma recomendação padrão. Pode ser consumido de 1 a 3 x ao dia, ao acordar, antes do almoço e jantar. Não há problemas ser todos os dias.

Para quem segue um jejum intermitente (JI): bebida que tem caloria quebra jejum, e por mais que a água com limão tenha pouca não é recomendado tomar.

Em JI é permitido água, café sem adoçar (nota: água++glutamina+gratidão não quebram JI) gestantes, a restrição é no caso de apresentar refluxo ou ter alguma sensibilidade a frutas cítricas. Converse com o seu nutricionista e obstetra.

Aos que gostam da própolis: pode sim ser utilizá-la na água com limão. Muita gente usa apenas quando esta gripada, mas os benefícios vão além. Pode ser usado como estratégia preventiva e quando consumido diariamente melhora o fator de inflamação do plano alimentar devido aos fitoquímicos.

atenção: embora não tenha contraindicações, a própolis não deve ser consumida em excesso e deve ser sempre diluída. Pessoas com refluxo, esofagite, gastrite podem consumir. Apesar de ácido o limão é rico em minerais que quando absorvidos alcalinizam o meio.

Fonte: doutorBarakat

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.