Kombucha: o chá milenar que promete emagrecer e dar enegia

Já ouviu falar do chá de Kombucha ou “Kombutchá”, como se pronuncia? Com propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer, essa bebida chinesa milenar está ganhando adeptos no Brasil. Basta clicar o nome na Internet. Inúmeras páginas nas redes sociais e sites oferecem de dão aulas de como preparar o produto.

A Kombucha é uma bebida probiótica milenar, originária da China, feita a partir da fermentação do chá preto, verde ou de hibisco, e açúcar. Ela auxilia no sistema digestivo, imunitário e na perda de peso, por estimular o metabolismo, limitar a acumulação de gordura e ainda conter ácido acético. Perfeita, inclusive, para quem opta por uma alimentação orgânica.

Resultado de imagem para kombucha

A preparação dessa bebida é feita a partir da sua colónia, o scoby, uma levedura composta de microorganismos que se alimenta de açúcar, liberando o ácido glucônico, ácido láctico, ácido glucurônico, aminoácidos, substâncias antibióticas e vitaminas, formando uma bebida forte, porém muito saborosa. O álcool também é uma das substâncias produzidas, mas não chega a 1%, por isso, não é considerada uma bebida alcoólica. Normalmente estas colónias são doadas, assim como as de kefir, mas também podem ser compradas.

Resultado de imagem para kombucha

Em alguns lugares é possível comprar o kombucha pronto para beber. Mas, o melhor mesmo é ter em casa, que é muito mais económico! Por isso trouxemos a receita de Kombucha para vocês! Façam e experimentem.

Ingredientes:
  • 2 litros água
  • 3 colheres (sopa) chá verde, preto, mate ou hibisco
  • 0,5 xícara açúcar cristal
  • 2 colheres (sopa) vinagre de maçã
  • 1 unidade scoby (colônia-mãe de bactérias e leveduras)
Modo de preparo
  1. Coloque a água para ferver e já no começo da fervura adicione o açúcar e mexa por 5 minutos.
  2. Desligue o fogo e adicione o chá, tampe a panela e espere a infusão por 15 minutos.
  3. Peneire e deixe o chá descansar até ficar em temperatura ambiente.
  4. Misture o vinagre de maçã.
  5. Coloque dentro de um recipiente de vidro.
  6. Inclua o scoby de kombucha.
  7. Cubra o recipiente com papel toalha e prenda ao redor com um elástico e deixe fermentar por 7 dias em algum lugar úmido e sem luz.
  8. Distribua a kombucha em recipientes de vidros menores e com tampa e guarde na geladeira. Abra apenas para tomar ou para fazer uma segunda fermentação para saborizar e gaseificar.
  9. Mantenha a colônia dentro do recipiente maior, com parte da kombucha para manter sua criação scoby.
Dicas

Para saborizar e gaseificar, repita a operação, adicionando 200ml da kombucha feito no lugar do vinagre (e, se quiser, suco de frutas e especiais – cravo, gengibre, a gosto). Separe em recipientes menores e deixe repousando por 48 horas fora da geladeira. Depois desse período, pode levar à geladeira. O recipiente deve ser menor pois, depois de aberto, poderá avinagrar.

A kombucha dura na geladeira em recipiente fechado por até três meses.

Não use utensílios metálicos na hora do armazenamento, pois o metal reage quimicamente com a colônia de bactérias (prefira usar as mãos).

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.

Fonte: blogdamimis.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.