Disbiose intestinal, saiba mais

A maioria das nossas bactérias habita o cólon, o final do intestino, onde nos ajudam a digerir as fibras, captar calorias, e nos protegem das bactérias patogênicas. As fezes são, em termos de peso, 50% bactérias vivas. Todos os dias, comida entra por uma lado, e bactérias saem do outro. Temos 100 trilhões  no nosso intestino, divididos em bactérias amigas e inimigas, onde estas últimas causam inflamaçōes que levam à obesidade, aumento da insulina… Grãos aumentam a inflamação em nosso corpo.

As fibras em excesso, provenientes de grãos e cereais integrais, causam sérios danos intestinais, assim como gorduras poliinsaturadas de óleos vegetais, açúcar e álcool. Nossa cultura condenou a ingestão da boa gordura e para compensar isto, aumentamos o consumo de carboidratos, grãos e açúcares. A comida-lixo, favorece o crescimento de uma flora inflamatória e obesogênica, e impede o estabelecimento de uma colônia de germes saudáveis. Quando o intestino não está funcionando bem geralmente é preciso reorganizar as espécies de bactérias, tratar a DISBIOSE, o que acontece em poucas semanas, comendo comida de verdade, introduzindo probióticos e prebióticos.

Então, o que devemos comer? Cebola e alho são ricos na fibra prebiótica inulina, que alimenta seletivamente bactérias boas. Batatas, bananas e inhames têm montes de amido resistente (carboidratos que não “viram glicose” e caem diretamente no intestino, sem alterar o nível de insulina). Maçãs, laranjas e nozes têm uma boa quantidade de prebioticos. Vegetais crucíferos (couve, brócolis e couve flor) e legumes. As fibras são abudantes em vegetais em geral, e por um motivo simples: as plantas armazenam energia nelas. E é por isso que são resistentes à digestão – elas são “desenhadas” para durar.

Onde encontrar prebióticos?
Semente de Psyllium em pó
Fecula de batata
Banana-verde
Polvilho doce
Atenção! Nem pense em receitas de bolos… Eles devem ser consumidos crus!! Probióticos são bactérias benéficas e podem ser manipuladas em farmácias! Kefir possui o mix perfeito de prebioticos e probioticos!

Fonte: drafernandasilvapaleo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.