Café coado ou espresso, qual é o melhor?

Quem não gosta de um café quentinho de manhã ou durante a tarde pra revigorar a vida e os pensamentos? O café é consumido há varias gerações e existem diversas formas de preparo. Existe uma melhor opção? Coado ou espresso? Com filtro ou sem?

Accioli e Sant´ana et al. em 2010 fizeram uma revisão interessante sobre o impacto do consumo de café na saúde cardiovascular. No grão de café existem dois diterpenos (Derivados do ácido mevalônico) importantes chamados cafestol e kahweol, dois polifenois cafeína e ácido cafeico, ácidos clorogênico etc, cada um com ações diferentes no organismo e tornando a bebida, um excelente aliado à saúde pelo seu papel antioxidante, anticarcinogênico e dislipidêmico, e pode ter um impacto não tão positivo à saúde se consumido em excesso.
Nesse compilado mostraram estudos atribuindo atividade aterogênicas, inflamação endotelial, IAM, arritimias e hipertensivas desses dois diterpenos, atribuindo-os a doenças coronarianas e em alguns casos, disfunções hepáticas.

Imagem relacionada

Meu Deus e agora? Calma, nem tudo está perdido, há luz no fim do túnel!
Nesse mesmo estudo, os artigos citam que o a forma de preparo do café diminui ou aumenta a concentração dessas substâncias. Quando o pó é coado no filtro já reduz significativamente a quantidade dessas frações, tornando seu café um bom aliado da saúde. As versões fervidas ou sem filtro, como é o caso do espresso, apresentam grandes quantidades, não sendo interessantes se consumidas rotineiramente.

Resultado de imagem para cafe espresso ou expresso
Os autores apontam também que a versão coada apresenta um maior teor antioxidante. Outra questão importante é o grau de torra do grão. Para um status antioxidante positivo, a torra deve ser baixa à média e preferencialmente moídos na hora, mas se não é possível, um bom café, de preferência orgânico (melhora ainda mais a biodisponibilidade de antioxidantes do pó) e coado, seja em filtro de papel ou pano.
Fica a dica: evite o consumo excessivo de espresso por conta da não-filtração, deixando para uma ocasião especial. Informação nunca é demais, porém faça que nem um bom café, use o filtro!

Fonte: drapriantunes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.