Benefícios da Biotina

Também chamada de vitamina B7, a Biotina é nossa aliada no cuidado com pele, unhas e cabelos. Descubra como inclui-la no cardápio ajudando no seu visual! Ela é uma das vitaminas do complexo B. Por ser hidrossolúvel ela deve ser resposta diariamente porque o nosso organismo não consegue armazená-la, sendo o excesso eliminado  pela urina. A biotina  é necessária para o funcionamento das células do nosso corpo, ela metaboliza as gorduras, os carboidratos e as proteínas, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantem a pele, as unhas e os cabelos em bom estado, também atuando no sistema nervoso como calmante.

A carência dessa vitamina pode causar alterações na visão, audição, retardar o desenvolvimento e causar dermatites. Seus benefícios: atua no metabolismo dos macronutrientes deixando a pele hidratada; tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas, favorecendo; essa vitamina esta presente em diversos alimentos, entre eles estão o leite e derivados (queijo, manteiga e iogurte), carne vermelha, aves, peixes, gema de ovo, nozes, soja, amendoim, espinafre, couve-flor, arroz  integral, banana, morango, melancia, entre outros.

Também é possível encontrar a biotina em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de pó para o preparo de bebidas ou em capsulas.

Considerações Finais sobre a Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B que desempenha um papel crucial na síntese dos carboidratos, gorduras e metabolismo de proteínas. Muitos dos seus potenciais benefícios para a saúde são baseadas em médias evidências. No entanto, pode ser importante para a sua pele, cabelo e unhas.

A suplementação pode ser muito importante para as mulheres grávidas ou lactantes. Doses elevadas de biotina (acima de 10.000 mcg) também estão sendo investigadas como um tratamento potencial para a esclerose múltipla. A biotina é encontrada em vários alimentos, ou seja: se você se alimenta bem e tem uma dieta bem variada, é provável que não tenha deficiência de biotina.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.