Alongamento ajuda a relaxar e ganhar mais flexibilidade

Estresse no trabalho, correria no dia a dia, postura inadequada. Ufa! Tudo isso prejudica as nossas estruturas, deixa os nossos músculos tensos e encurtados e causa aquelas dores chatas. Por isso, o alongamento é muito importante todos os dias, para ajudar a relaxar e reduzir as tensões musculares.

O alongamento é o que vai permitir a manutenção e o aumento da flexibilidade dos músculos, além de preparar para a atividade física. “Com os exercícios de alongamento temos o relaxamento dos músculos e a ativação dacirculação sanguínea. Ele também previne as lesões e ajuda a desenvolver a consciência corporal”, afirma.

Quem já pratica esportes ou atividades físicas precisa de alongamento para aliviar as tensões do treino e ter mais facilidade para realizar os movimentos. Os exercícios de alongamento do Pilates agem tanto de forma global quanto em uma musculatura específica do corpo. “Sempre realizamos os movimentos com ênfase na região da coluna, para proporcionar uma postura melhor e, consequentemente, a melhora da flexibilidade e o relaxamento físico e emocional.

Os alongamentos do Pilates contribuem também para diminuir o estresse do dia a dia. Segundo a instrutora, um dos princípios do método é o controle da respiração, que é feita de forma lenta e profunda. Isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a sensação de bem-estar. A concentração exigida para as aulas também favorece o relaxamento da mente.

Os alongamentos no Cadillac, no Barrel e na bola suíça são alguns dos mais indicados. Mas os exercícios de Pilates precisam sempre ser orientados por um profissional capacitado, para a sua segurança e a eficácia dos movimentos. O que você pode fazer em casa, para relaxar nessas férias, é uma série de alongamento individual, que já ajuda a reduzir a tensão. Olha só:

1. Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando a parte anterior da coxa. Troque o lado.
2. Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
3. Suba num degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
4. Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.
5. Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e a parte interna das coxas.
6. Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo. Troque o lado.
7. Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

A dica é manter cada posição por 20 segundos.

 

1 Comment

  1. www.br.fatlossdoctor.pro

    21 de Abril de 2017 at 1:00

    O que é todo mundo, é o meu primeiro pagar uma rápida visita a esta web
    Página e parágrafo é realmente frutífero em apoio
    De mim, mantenha postar esses artigos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.