Alfarroba o substituto saudável do chocolate

Alforroba é um fruto da árvore ceratonia siliqua e bastante conhecida como um substituto saudável do chocolate. Sim, o gosto é praticamente o mesmo do cacau. Como a alfarroba é naturalmente doce, dispensa adição de açúcar no preparo dos alimentos que contém o fruto.

A maioria dos chocolates que existe hoje no Brasil é de má qualidade, com muito açúcar e gordura e pouca manteiga de cacau. Como ja sabemos dos malefícios  para saúde desses ingredientes péssimos contidos no chocolate, o consumo de produtos com alfarroba é uma alternativa saborosa para você desfrutar do prazer do chocolate sem ter consequências negativas no seu corpo (o sonho de qualquer chocólatra).

Com alto valor nutritivo, os benefícios da alfarroba são:

  • Auxilia na diabetes por ter baixo índice glicêmico
  • Ajuda metabolizar gordura, proteína e carboidrato pela presença rica das vitaminas B1 e B2
  • Rica em Vitamina A, cálcio e magnésio
  • Combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau)
  • Não contém glúten, lactose e cafeina
  • Melhora a digestão e reduz colesterol e pode ser consumido por pessoas com hipertensão

A polpa e vagem do fruto quando torradas e moídas formam a alfarroba em pó. O uso da alfarroba nesse formato é para substituir o chocolate em pó em diversas receitas, como bolos, cookies e brigadeiros.

Resultado de imagem para alfarroba

Resultado de imagem para alfarroba

Onde comprar?

No Brasil é mais fácil encontrar os produtos com alfarroba da marca Carob Hause em lojas de produtos naturais e até em alguns comércios normais, há desde barrinhas até creme de avelã.

Experimente trocar o chocolate pela alfarroba e avalie se isso ajuda na sua saúde. Não precisa abrir mão do chocolate, mas dê preferencia aos chocolates com alto teor de cacau e de marcas boas. Os importados geralmente possuem uma qualidade maior do que os nacionais, infelizmente.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.